quarta-feira, 17 de maio de 2017

SOBRE LOUCURA E AMOR


Dia 18 de maio é um dia de lutas no calendário!
No mesmo temos o dia nacional da luta antimanicomial e também do combate a exploração sexual contra crianças e adolescente. Minha ideia aqui é falar sobre Loucos e penso que isto diz respeito aos dois assuntos!

Primeiramente sempre tenho um pesar em saber que precisamos de dias para marcar lutas e combates. Parece que estamos sempre cultivando em nós algo no qual precisamos combater. Alguns dirão que isto é normal e até saudável já que maus hábitos, comportamentos fora do padrão e tudo que sai das regras sociais deve ser combatido. Mas gostaria de ampliar um pouco esta visão trazendo o assunto para dentro de cada um de nós.

O quanto de coisa tem aí dentro de você que você não gosta. Que pensa que precisa lutar e combater todo o tempo. Se agimos de uma maneira que nos prejudica, logo nos condenamos e martirizamos, e somos mesmo bom nisso, em nos julgar! Buscamos sermos alguém melhor a cada dia, mas para isso, odiamos aquelas partes nossas que não são bem vindas.

Fico pensando neste conceito que temos de normalidade. Porque se a luta antimanicomial continua é porque a sociedade ainda separa os loucos dos normais.  Normal é ser de uma família, trabalhando x horas por dia, com os filhos na escola e reclamando do governo. As neuroses que surgem em decorrer das escolhas também são normais. Trabalho em excesso, que leva a adoecimentos também é normal. Normal é ter filhos cada vez mais novos tomando medicamentos para ansiedade. Ter depressão já é quase ter uma dor de cabeça de tão normal que está se tornando.

Enquanto isto os loucos são excluídos. Estes que não querem viver conforme as regras do mundo. Que se voltam para mundos próprios, já que este mundo aqui está muito complexo e difícil de acompanhar.

Precisamos é de um dia Nacional do Amor pelo amor! Um dia que todos devem parar tudo que estão fazendo e dizer coisas amorosas para si mesmo e para os outros, mesmo para os que não gostam. Imagina como seria a energia de um dia assim no mundo... Alguém dirá que isto precisa ser constante, todos os dias, e eu mais do que concordo! Mas para nós que temos apenas dias de lutas e combates, um dia já será um grande passo.

E voltando lá atrás naquilo de negar e tentar extirpar aquilo que a gente não gosta na gente. E se a gente de repente aceitasse e amasse nossa loucura. Deixasse de querer agradar e viver a vida que os outros querem que a gente viva. E claro que os outros também pensam o mesmo, assim ninguém vive a vida que quer viver achando sempre que algo mais é esperado.  Se tirássemos da nossa ideia que há algo que precisa ser combatido e plantássemos a semente que há algo que precisa ser amado! Se parássemos de excluir aquilo que não gostamos e achamos ruim para olhar e aceitar com amor e compaixão.  Aceitar e amar cada parte nossa mesmo aquilo que não conseguimos nem olhar! Se tudo é nosso reflexo, então assim, só haveria amor! Parece louCura! Sim, talvez seja esta a Cura!


Nenhum comentário: