terça-feira, 11 de junho de 2019

Fracassos no relacionamento podem ter sua causa na infância (Exemplo da série Greys Anatomy)

Resultado de imagem para owen hunt

Tem uma série de TV que sou apaixonada e ela se chama Greys Anatomy. Atualmente (2019) está na décima quinta temporada e é sobre o episódio 15.22 que trago o exemplo sobre relacionamentos. 
Neste episódio o personagem Owen Hunt, incentivado pela sua irmã, decide procurar uma terapia para investigar se tem algo que ele faz de forma inconsciente que o impede de seguir feliz em uma relação afetiva. Isto pois a irmã percebeu que sempre que ele está preste a viver algo bom e prazeroso, ele toma uma atitude equivocada que acaba por prejudicar a relação, ou "algo" acontece para atrapalhar tudo. 

Ele vai cético ao terapeuta que trabalha com uma terapia diferente "psicoenergética". Ao longo da conversa Owen que acreditava que seu problema era devido a um trauma de guerra vai percebendo que a questão principal era mais antiga. Então se lembra de uma memória da infância na qual ele estava super feliz com uma vitória na escola e ao tentar relatar para a mãe recebe a notícia da morte do pai. Com isso ele associou que não poderia viver uma felicidade plena pois imediatamente viria uma dor ou perda. E assim é nos relacionamentos dele. Ao reviver a memória então o terapeuta o ajuda a colocar para fora o sentimento de dor que estava preso naquele momento. 

Adorei o exemplo da série pois relata algo bem comum de se ver. Um fato doloroso na infância, um trauma não elaborado, permanece no inconsciente e fica sendo revivido em outras relações na vida adulta. Muitas dificuldade de se ter ou manter uma relação é um movimento de amor interrompido com um ou ambos os pais. Isso pode ocorrer por morte ou afastamento por qualquer razão. A criança registra essa dor de que não pode se aproximar de quem ama pois pode sofrer com isso e leva pra vida. No caso do Owen, além da morte do pai, ainda houve a repressão da felicidade pela vitória conquistada na escola. Não pode compartilhar com a mãe sua alegria devido a notícia trágica. Isso também o leva a evitar sentimentos prazerosos e de vitória pois assim também evita a dor que vem depois.

Nosso inconsciente nos faz repetir aquilo que ficou registrado, por defesa, mas também para tentar dar um novo final. A repetição então é uma forma que nós temos de identificar que algo está preso no passado e necessita um olhar diferente para seguir em frente. 

Claro que esta é apenas uma entre várias possibilidades de uma relação fracassar. Mas é este movimento de buscar trazer para a consciência o que está a tanto tempo oculto que irá nos auxiliar a sermos mais livres para viver nossa vida de forma mais plena.

Coloquei abaixo o link para o vídeo que gravei no canal sobre o assunto, dá uma olhada lá também, aproveita se inscreve para receber as atualizações! 








Nenhum comentário: