quinta-feira, 20 de agosto de 2015

COMUNICANDO DE FORMA POSITIVA

COMO A MANEIRA DE OUVIR E SE COMUNICAR INFLUENCIA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS


Aos poucos tenho trazido para vocês um pouco sobre a psicologia positiva. Hoje quero falar de como ela pode ser importante para melhorar seus relacionamentos. Nossa comunicação interpessoal está ficando cada vez mais difícil. É comum vermos casais sentados um ao lado do outro sem trocarem uma palavra enquanto estão trocando mensagens pelas redes sociais. Isso quando não se trata de uma família inteira em silêncio ao redor de uma mesa. Com isso as pessoas aos poucos vão desaprendendo a falar de forma assertiva o que desejam, pensam ou sentem.

Entretanto, a discussão da relação (“DR”) continua sendo temida e evitada (e as vezes motivo de piada), já que pressupõe-se que para ela ocorrer é sinal de que algo na relação não vai nada bem, pelo menos para um dos lados. Contudo, o que Shelly Gable, professora de psicologia da Universidade da Califórnia, pesquisou, foi que mais importante que saber conversar quando há um conflito é saber comunicar-se bem nas situações positivas. Ou seja, a forma como você comemora, pode ser mais preditivo de relações duradouras do que a maneira como você briga.

A ideia principal é saber ouvir o outro. Mas não basta ouvir, é preciso responder de forma mais positiva. Com isso, segundo a Psicologia Positiva, existem quatro formas básicas de responder, mas apenas uma delas fortalece os relacionamentos. São elas: Resposta Ativa e Destrutiva; Resposta Passiva e Destrutiva; Resposta Passiva e Construtiva; Resposta Ativa e Construtiva. A partir de um exemplo vamos ver como seria cada resposta.

Seu parceiro, amigo ou filho conta o seguinte fato positivo: “Acabei de ganhar mil reais em uma rifa que comprei para ajudar uma instituição.”

- Resposta Ativa e Destrutiva: “Aposto que você terá que pagar impostos sobre esse dinheiro. E quem fez a rifa está rindo dos bobos que compraram pois certamente ganharam muito mais do que essa ninharia.” Não verbal: mostra emoções negativas.

- Resposta Passiva e Destrutiva: “ah é... Eu tive um dia horrível no trabalho, e estou cheio de dívidas, nada de bom acontece para mim...” Não verbal: Pouco contato visual, dá as costas.

- Resposta Passiva e Construtiva: “Que bacana.” Não verbal: Pouca ou nenhuma expressão emocional.

- Resposta Ativa e Construtiva: “Puxa, que legal! Como foi que comprou essa rifa? É tão bom ganhar algo que não esperamos né? Dá para você fazer um monte de coisas bacanas! Viajar, comprar algo legal, investir! Espero que aproveite bastante sua sorte! Não verbal: mantém contato visual, mostra emoções positivas.

Resumindo:

CONSTRUTIVO
DESTRUTIVO
A
T
I
V
A
Quem responde mostra entusiasmo, excitação, faz perguntas, se mostra interessado, reforça positivamente, leva a conversa adiante, faz contato visual e sorri.
Quem responde endossa apenas o negativo. Encontra algum problema na questão que é dita. Sempre enxerga o lado ruim primeiro. Não apoia, mas critica.
P
A
S
S
I
V
A
Quem responde pode até sorrir e reconhecer, mas logo silencia como se não conseguisse render o assunto. Geralmente não tem muita expressão.

Quem responde mostra-se desinteressado, desvia, muda de assunto e faz pouco contato visual. É como se ignorasse o que o outro acabou de dizer.

Infelizmente as respostas destrutivas são muito comuns em nossas relações afetivas. E se não aprendemos a dar respostas ativas construtivas, pois muitas vezes nem recebemos esse tipo de resposta ao longo da vida, precisamos praticar para criar o hábito. Assim sugiro a vocês que treinem bastante. O primeiro passo é ouvir atentamente (e verdadeiramente) a quem lhe conta algo. Esse é o primeiro passo e geralmente o mais difícil pois também não fomos acostumados a ouvir os outros. Quando ouvir verdadeiramente tente responder animadamente, com incentivo, focando no positivo. Se não conseguir ainda ser ativo, ao menos não seja destrutivo em seu comentário. Se quiser escreva por algumas semanas sobre alguns diálogos, como respondeu e como poderia ser diferente. Com esta prática constante você perceberá como suas relações serão mais positivas. As pessoas desejarão estar mais ao seu lado. Assim, para que uma relação à dois seja fortalecida, mais do que aprender a brigar bem, é saber comunicar melhor. Com isso uma relação afetiva que pode estar boa, certamente ficará ainda melhor!



Nenhum comentário: