sábado, 17 de fevereiro de 2018

QUANDO DESEJAR DEMAIS AFASTA A REALIZAÇÃO DOS SEUS SONHOS



A ‘arte de soltar’ e deixar a vida acontecer




Você já deve ter percebido que há momentos em que nada parece dar certo. Aquela promoção que você tanto deseja e que nunca acontece, aquele relacionamento sério que não se firmou, a sonhada casa própria que ainda está distante ou ainda uma mudança total de vida, que por mais que você tente, simplesmente não se realiza.

Diante dos impasses, é comum tentar resolver essas travas e buscar ferramentas, exercícios, cursos ou livros que possam auxiliar de alguma forma a realizar esses sonhos, traçando metas e usando métodos. Contudo, por mais que se tente, a ansiedade e o medo de não conseguir podem atrapalhar o processo de realização. Para resolver esta questão os olhares precisam se voltar para dentro e não para fora.

COISAS BOAS DE REPENTE ACONTECEM ...

Vamos pensar de um outro prisma, em algo que você conseguiu. Qualquer coisa é válida: uma vaga boa num estacionamento, uma ideia para seu projeto ou trabalho, ou até mesmo ter alguém bacana ao seu lado. Talvez você perceba que aquilo que queria e alcançou não era algo desejasse muito naquele momento, apenas aconteceu.

Você já deve ter ouvido falar ou vivido situações como estas:

-A pessoa estava curtindo a vida de solteira (o) e, de repente, num Carnaval, conheceu o amor da sua vida;
-Quando alguém desistiu de mandar currículos para vagas de emprego, recebeu uma proposta;

O que estas situações aparentemente têm em comum? O foco não estava totalmente voltado para o sonho ou o resultado. Essa "desistência" acaba fazendo com que afrouxemos a pressão sobre o desejo e o que queremos acaba então acontecendo.

FOCAR NO DESEJO AUMENTA A PRESSÃO

Imagine que você entra em um restaurante, escolha sua refeição e faça o pedido. O que você faz em seguida é ficar conversando ou se entretém com alguma coisa até seu prato chegar. E ele chega na hora que está pronto, correto? No momento certo.

Agora, imagine a mesma situação e, ao invés de você sentar e esperar, fica chamando o garçom a cada minuto para perguntar se já estão providenciando seu pedido, ou aciona o cozinheiro todo o tempo para saber como anda o processo. A esta altura, o pedido talvez nem chegue e você pode ser, inclusive, convidado a se retirar do local.

É como plantar uma semente para crescer em uma horta na sua casa. Você não precisa, todos os dias, tirar a terra de cima para ver se ela está crescendo mesmo. Além de demorar a crescer a planta pode até morrer. Essas pressões, devemos evitar.

A CULTURA DE CORRER ATRÁS

Aprendemos que devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para resolver um problema ou conseguir o que queremos. Consumimos livros, vídeos e textos motivacionais em busca de alguma fórmula mágica. Os recursos existem, e há várias técnicas e exercícios propagados por livros, youtubers e sites de autoconhecimento.

O erro é pensar que, usando esses recursos e ferramentas, será mais fácil realizar o sonho. Em boa parte das vezes, o resultado nem sempre sai como desejado. Há quem sinta que as coisas pioram e que a meta fica mais distante. Então, pode-se cair no erro de culpar esses métodos de sucesso e decretar que nada funciona para você ser feliz.

Vivemos em um universo de infinitas possibilidades. A realidade na qual vive, de alguma maneira, mesmo de forma inconsciente, você a criou. Por isso, há tantas técnicas que ensinam a visualização criativa como forma de realizar o que desejamos, e filmes como "O Segredo" e "Quem somos nós?" ganharam muitos seguidores e praticantes. É mesmo fascinante a possibilidade de criarmos o que desejamos.

Mas, já que quero tanto, por que não consigo? Esta pressão deriva da ansiedade em conquistar o que queremos. E este é o grande problema, para o qual a solução é uma só: soltar.

Foi exatamente isto que ocorreu nos exemplos positivos anteriores. Tiramos o foco daquilo que queremos, "desistimos" e conseguimos. O universo funciona assim.

A ansiedade, o medo da falta, a insegurança, o "não vou conseguir", só fazem bloquear todo o processo. A saída é fazer o pedido e soltar. O sonho virá. A planta irá crescer em seu devido tempo. E, com este sentimento de entrega, todos os recursos que mencionei lá atrás vão lhe auxiliar no processo de esforço e conquista do sonho.

EFT E HO'OPONOPONO

Soltar é uma das chaves para chegar aos nossos sonhos. Esse desapego seria muito simples, se não fosse a complexidade de aprender algo que nunca nos foi ensinado.

Neste processo, as técnicas de EFT (Emotional Freedom Techniques) e Ho'oponopono podem ajudar a lidar com a ansiedade e a autossabotagem que isso gera nos seus planos. A EFT ajuda a trazer à tona sentimentos, sensações e lembranças relacionadas que vão gerando as repetições nocivas de comportamento. O apego e a dificuldade de soltar e deixar acontecer fazem parte destas recordações.

O Ho'oponopono é uma oração de cura havaiana, que consiste em dizer quatro frases continuamente. Ele se alia perfeitamente com a ideia da EFT. O Ho'oponopono parte do princípio de que somos guiados por milhares de memórias negativas que vão se reproduzindo em nossa vida de forma inconsciente. O objetivo é limpar e purificar todos esses registros até chegarmos ao nosso estado inicial que é de puro amor.

Na questão que abordamos aqui, o sintoma seria não conseguir aquilo que almejamos. Você pode notar que surgem memórias de ansiedade, apego, ou outras crenças limitantes de não merecimento. É possível, porém, fazer uma ressignificação e limpar a carga negativa unindo estas duas ferramentas.

UMA VIDA MAIS LEVE

O processo de limpeza ajuda a liberar os traumas e "soltar" vai ficando cada vez mais simples. Contudo, não podemos esquecer que estas ferramentas devem ser utilizadas como um recurso complementar ao seu processo, mas não com o único meio de obter êxitos. Caso isso ocorra, cria-se uma expectativa exagerada, que pode novamente provocar o efeito contrário e, de novo, nos afastar dos nosso sonhos.

A ideia principal é aprender que todos os seus desejos podem se tornar reais, mas não são eles que farão de você alguém mais feliz ou mais completo.

A proposta é de ser feliz agora e estar em paz com as suas escolhas e com quem você é hoje mesmo.

Com isso, vivemos uma vida mais leve, pois aprendemos a entrar no fluxo do universo e nos sentir gratos e merecedores de tudo de melhor que a vida pode nos oferecer.


Texto originalmente publicado em Personare

Nenhum comentário: