quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

A eterna busca pelo reconhecimento e como isto impacta na sua vida financeira e profissional



 Prosperidade é um assunto que está sempre entre os mais buscados no mundo virtual. Todos querem prosperar e ser feliz. E geralmente, o primeiro pensamento é ter dinheiro para ter uma vida tranquila e sem preocupações. Contudo, muitos trabalham em excesso e não sentem que recebem o que merecem ou sempre reclamam que não têm dinheiro suficiente. Existem algumas dinâmicas ocultas que podem impedir a prosperidade, e especialmente a forma como encaramos o trabalho pode exercer grande influência na forma como o dinheiro circula pela nossa vida. Vamos entender melhor a visão da constelação familiar sobre este tema.


Leis sistêmicas


Primeiramente nos lembramos das leis sistêmicas que atuam sobre todos nós, mesmo que não concordem ou reconheçam-nas. A lei do pertencimento, da ordem e do equilíbrio. Na lei do pertencimento quem pertence não pode ser excluído, pois caso seja, retornará posteriormente ao sistema por sintoma ou crise em algum outro descendente. Na lei da ordem ou hierarquia, quem vem antes tem prioridade pois chegou primeiro ao sistema, e por isso é maior. Quem vem antes dá e quem vem depois recebe. Na lei do equilíbrio, em relacionamentos sociais e afetivos deve haver troca e equilíbrio entre o dar e receber nas relações. 


Estar a serviço da vida


Na visão das constelações a relação com o trabalho tem relação com o relacionamento com a mãe. Estou a serviço de algo, assim como a mãe se colocou a serviço ao dar a luz a você. Se a postura diante da mãe é de crítica você pode ter dificuldades de dar tudo de si no trabalho. Para sentir que estamos a serviço é preciso estar na ordem. Reconhecer que a mãe é maior e que deu tudo que podia dentro de suas possibilidades. Tomar a mãe, é acolher com gratidão a vida que veio através dela e seguir adiante. A postura de olhar para o passado carregado de mágoas e ressentimentos pode impedir que a vida flue para a prosperidade. 


Dinheiro ou Reconhecimento como moeda de troca


Dinheiro não é energia, é dinheiro mesmo. Muitas crenças equivocadas em relação ao dinheiro podem impedir a prosperidade financeira. Mas o fato é que é uma moeda de troca para um serviço prestado. Se faço este serviço com amor, inteireza e gratidão terei a contrapartida. 


Quando há ajuda profissional é importante ter um preço para o trabalho. Este preço é uma troca pela experiência, vivência, investimento. Receber dá dignidade ao outro que adquiri o serviço. Muitos profissionais de ajuda principalmente em áreas terapêuticas têm dificuldade de cobrar. Isso deve-se a crenças limitantes em relação ao autovalor e ao dinheiro, mas também, a moeda de troca equivocada. No fundo desejam reconhecimento pelo papel que desempenham e inconscientemente esta pode ser a forma de pagamento que almejam. Mas o aplauso e a crítica são enganadores. Diz mais do outro do que de si. São as expectativas do outro que para ele são ou não atendidas. Caso se apoie em receber apenas isto que o outro oferece, você perde seu poder pessoal.


Onde está o reconhecimento


Se o reconhecimento é sua moeda de troca, então você já têm o que acha que precisa. Assim, o dinheiro e muitas vezes até o trabalho não permanecem por muito tempo. O mais importante é preencher um vazio a partir do que o outro oferece. Essa necessidade é infantil. A criança precisa ser reconhecida o tempo todo, mas para adultos isso não funciona mais. Geralmente há críticas e faltas em relação à mãe. Ela pode ter sido ausente, ou mesmo uma mãe muito crítica. Não é fácil crescer em um ambiente crítico e hostil. Mas ao se tornar adulto você pode ressignificar. Caso não consiga fazer por si mesmo pode optar por ajuda profissional. A psicoterapia na visão sistêmica pode te abrir um novo olhar sobre sua postura diante de sua família de origem. Pois este reconhecimento que talvez você queria da mamãe ou da família talvez não seja possível. Ele não pode mais vir do outro. Afinal, ele está dentro de você e só você pode se reconectar a ele novamente. 


Ninguém diz o valor de quem você é. O valor vem de suas raízes, da sua fonte, de quem você é. Isso é que te faz singular. A sua origem, só você tem. E é isso que lhe dá um valor único, da forma que aprendeu no seu sistema, da conexão com seus pais. Reconhecer seu autovalor e o valor do seu sistema de origem com gratidão, independente dos erros e acertos que ocorreram ali, é passaporte para uma vida leve e de prosperidade. 


Nenhum comentário: