quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Ser o centro da vida dos pais é um lugar grande demais para uma criança


O trecho completo 👉 "No conjunto, o ambiente familiar complicado pelo período da separação e a constante perda dos outros filhos tão desejados contaminará cotidianamente o ar da minha casa, resultando numa forte pressão sobre meus ombros. Desde muito pequeno, compreendi ter assumido o papel de principal provedor da alegria do lar. Meu pai dizia que eu deveria sempre lembrar que ele era meu melhor amigo, e vice-versa. Ele repetia e repetia isso, à exaustão, enquanto minha mãe me entupia de cuidados e preocupações. Assim, no centro da minha infância, foi se fermentando um senso de responsabilidade quase patológico. Eu vivia preocupado em nunca desagradar meus pais." Luiz Schwarcz em sua autobiografia: O Ar que me falta - História de uma curta infância e uma longa depressão.


recorrente em muitos adultos que quando criancas precisaram se responsabilizar por seus pais de alguma forma. Reflexão para os pais que exigem dos filhos um suprimento afetivo que é grande demais para eles suportaram. Alguns filhos precisam se rebelar de forma extremista como uma forma de saírem deste lugar, o que também pode trazer efeitos pesados. 


Além disso, colocar o filho num lugar central após perdas sucessivos também é dar a ele um peso grande demais para carregar...eles até conseguem mas os efeitos chegam e as vezes bemmm devagar...


Se quando criança o lugar errado é ocupado  é preciso reencontrar o seu lugar no mundo, ele é seu, o certo para você e certamente mais leve, mesmo com desafios. 


Vamos refletindo...


#visãosistêmica #acolheopassado #ampliaoolhar #lidarcomarealidade #concordância #oamoreasolucao  #atitude #autoconhecimento #autoconsciência #autorresponsabilidade #comeceemvoce  #mudaofoco #relacaodecasal #paisefilhos #posturasistêmica #autocuidado #psicoterapia  #psicologiaonline #cuidedevoce #seja #tornatequemtues

Nenhum comentário: