sexta-feira, 25 de junho de 2021

As lealdades inconscientes nos impedem de seguir com leveza

 

Joan Garriga fala um pouco de lealdades inconscientes em seu livro Bailando juntos: "As vezes acontece uma forma de lealdade pelo sofrimento que não nos permite assumir nosso próprio bem-estar devido a essa fidelidade mal interpretada para com outros membros do sistema que padeceram."


Neurose de classe, sindrome de aniversário, lealdades inconscientes, amor cego, todos estes termos que compõem a visão sistêmica estão relacionados aos dizeres do Garriga. Inconscientemente adotamos uma postura que ser leal ou pertencer implica em fazer igual ou não se permitir ir mais longe dos que vieram antes. 


No momento em que vivemos isto se torna especialmente relevante, pois até mesmo para pertencer ao grupo maior que sofre perdas e passa por dificuldades de toda ordem, estar bem e em paz é muitas vezes ter que sustentar uma consciência pesada. Mas é assim que avançamos. 


A consciência pesada, uma certa culpa, faz parte no processo de ir além... E com isso todos que vieram antes se alegram com a evolução do sistema. E mesmo fazendo diferente ainda iremos pertencer!

Nenhum comentário: