sexta-feira, 11 de junho de 2021

O que significa Honrar pai e mãe na constelação familiar

Como é a visão da constelação familiar sobre a função da mãe e do pai em nosso sistema familiar e porquê é importante honrar e respeitar seus lugares





Na visão da constelação familiar o lugar dos pais é primordial. Honrar pai e mãe ou tomar os pais são frases comumente ditas que às vezes causam confusão na maneira de entender e aplicar. Alguns apenas de ouvi-las já descartam entender melhor sobre a constelação familiar por achar que existe algo de um dogma ou religião. 


Assim, é importante esclarecer o real sentido e aplicação desta frase e a importância de sua compreensão para permitir que sua vida flua com mais leveza em todas as áreas da vida. Além disso, entender um pouco das leis sistêmicas e do que consiste a técnica da constelação familiar pode ajudar a colocar sua vida de volta no lugar.


Honra teu pai e tua mãe: conheça a origem da frase


Quando alguém escuta esta frase através da constelação familiar, mesmo se não for religioso, pode se lembrar dos 10 mandamentos. Caso você não saiba, um deles é "Honrar pai e mãe”. Une-se a isso o fato do precursor da constelação familiar, Bert Hellinger, ter sido um padre católico, para que as interpretações equivocadas comecem. Alguns pressupõem que foi de lá, da bíblia católica que Hellinger retirou um dos dizeres mais conhecidos na constelação familiar. Mas, fato é que Hellinger estudou e trabalhou muitos anos, após deixar de ser seminarista, com vários grupos utilizando várias técnicas terapêuticas até perceber, fenomenologicamente*, as leis sistêmicas que atuam nos sistemas familiares. 



(*”O método fenomenológico, a contemplação, provêm do recolhimento. Isso significa persistir numa coisa até que algo que estava oculto se desvende diante do olhar interior e mostre a sua essência.” Bert Hellinger - Um lugar para os excluídos)



Assim, não há uma origem definida. O mais importante é o significado. É uma compreensão mais filosófica do que religiosa. É uma contemplação do que estas duas pessoas representam em nossas vidas, já que apenas existimos porque eles permitiram. Esta á a compreensão fundamental, a vida veio através deles e por isso merece ser honrada. Mesmo que todo o restante que veio depois do nascimento tenha sido bastante desafiante. Se há vida, é possível ressignificar e fazer diferente. E esta atitude é honrá-los. 


Honrar pai e mãe na Constelação Familiar: por que?


Os efeitos de não tomar ou honrar pai e mãe podem ser sentidos em todas as áreas da vida. Isso deve-se às leis sistêmicas que conduzem os sistemas familiares. Bert Hellinger observou que há 3 leis que se não consideradas, ou desrespeitadas, podem trazer efeitos negativos em nossas vidas. São elas: 


  • Lei do Pertencimento - Todos que possuem vínculos sanguíneos (exceto primos) pertencem ao nosso sistema e não podem ser excluídos. Também aqueles a quem se gerou um benefício ou prejuízo existencial, que possibilitou a vida continuar ou trouxe alguma morte ou interrupção. A exclusão de um dos membros pertencentes repercutem em futuras gerações.


  • Lei da ordem - Quem chegou primeiro no sistema têm prioridade e é grande. Quem vem depois é pequeno. Não tem relação com importância, apenas com hierarquia e prioridade. O desrespeito à ordem traz efeitos no nosso lugar em nossa vida. Não tomar pai e mãe tem relação direta com esta lei. Reconhecer a ordem e prioridade de quem vem antes é que permite tomar o que lhe foi dado e seguir em frente de forma mais livre.


  • Lei do equilíbrio - atua nas relações de casais e sociais. O movimento é de trocas, onde na relação alguém dá mas também recebe do outro em trocas equilibradas. 


Se a vida flui em todas as áreas é provável que esteja em ressonância com estas leis. Em contrapartida, problemas e conflitos surgem de forma constante quando em dissonância com alguma delas. Por isso, tomar ou honrar pai e mãe torna-se fundamental. Não reconhecer o valor do que lhe foi dado por eles, poderá trazer alguns efeitos negativos. Os mais comuns são: Brigas e conflitos constantes em casal; não conseguir encontrar uma pessoa parceira para se relacionar; problemas constantes com figuras de autoridade no trabalho; desarmonia e dificuldade com os filhos; carência e cobranças excessivas com amigos, etc. Assim, estar em desarmonia com a lei da ordem, onde se enquadra tomar ou honrar os pais, torna a vida mais pesada e conflituosa de maneira geral ou em alguma área específica. 


Como honrar pai e mãe na Constelação Familiar


Se você percebeu que tem dificuldades em tomar o amor de seus pais este já é o primeiro passo. Afinal, problemas de toda ordem acontecem e o último lugar para onde as pessoas procuram a solução é em sua relação com os pais. A compreensão filosófica pode ajudar desde que seja internalizada. 


É preciso soltar todas as críticas, exigências, reclamações, julgamentos e faltas para seguir em frente. Talvez muito lhe faltou em afeto e acolhimento, mas talvez tenha sido o máximo que conseguiram lhe oferecer. Fazer a separação da pessoa que é o pai e a mãe, do homem e mulher com todos os emaranhados sistêmicos que trazem com eles. Eles vieram antes e já trazem toda uma história de amor cego e lealdades invisíveis por seus ancestrais. Talvez também estejam fora de ordem ou de lugar em relação aos seus próprios pais. Perceber isso, é ver os pais como pessoas comuns ao mesmo tempo respeitando o lugar de cada um em sua existência. 


O mais importante e onde há muito equívoco, honrar não é fazer igual. Muitos dizem que se a pessoa está repetindo um destino está honrando os pais de forma negativa. Mas não há como honrar de forma negativa. Honrar é tomar o amor e seguir em frente. É positivo. Mesmo que seja desafiante, é leve. É reconhecer o passado, talvez com o peso que teve, com as dores e feridas que houveram nas gerações anteriores e honrar tudo que foi da melhor maneira que você puder com os recursos que você tem. Talvez porque para eles foi pesado, para você pode ser um pouco mais leve, e é assim que você honra. Se alegrando com sua vida e indo em busca, como adulto, daquilo que ainda precisa.


Saiba mais sobre Constelação Familiar


Talvez sua vida não esteja fluindo em alguma área e pode ser que alguma das leis sistêmicas mencionadas esteja sendo negligenciada. Ou você carrega imensas mágoas em relação aos seus pais e não sabia como seguir em frente. A técnica da constelação familiar pode ajudar a trazer à luz as questões que estão ocultas para você ou te fazer entrar em contato com seu próprio centro e seu lugar no seu sistema familiar. 


A técnica pode ser aplicada em grupo ou individual, presencialmente ou online. Você leva ao constelador o tema ou questão que percebe ter dificuldades em solucionar e se coloca receptivo e centrado para as informações que surgirão no campo. O método é fenomenológico, então não há como prever o que irá surgir, é uma observação do que atua naquele momento. O campo mórfico funciona como um inconsciente coletivo onde todas as informações são “armazenadas” e qualquer pessoa que esteja livre de intenções pode acessar. O ideal é que o cliente consiga se manter neutro e receptivo, mas nem sempre é possível devido às resistências inconscientes. Mas um bom constelador deve estar sempre centrado e isento, para inclusive acolher as resistências do constelado. É importante buscar um bom profissional no qual você sinta confiança e empatia. 


Mas, atenção: A constelação é apenas uma técnica. Ela não faz milagres, nem conserta nada para ninguém. No fundo é a sua postura diante do que percebe e das mudanças que deseja fazer. Se já há a percepção do problema e o entendimento das leis sistêmicas e ainda assim, a mudança não ocorre, talvez pode ser mais eficiente trabalhar em um processo terapêutico suas resistências e lealdades inconscientes. Saiba que sua vida pode fluir sempre para melhor e com mais leveza, mas o principal responsável que ditará se isso ocorrerá é você! 


Nenhum comentário: